Blog

8 dicas para evitar o desperdício alimentar

Reconhecido como um dos grandes problemas económicos, sociais e ambientais do nosso tempo, o desperdício alimentar é uma realidade cada vez mais preocupante.

Segundo a FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 1/3 da produção mundial de alimentos é desperdiçada anualmente. E porque este é um problema de todos nós, reunimos para si 8 dicas para evitar o desperdício alimentar. São pequenos gestos diários, mas que podem fazer a diferença!

1. Planeie as refeições com antecedência e faça listas de compras
Compre apenas aquilo de que precisa e evite comprar em excesso, ainda que isso implique ir às compras com maior frequência. Desta forma, irá reduzir a possibilidade de parte dos alimentos passar de validade antes que os consiga utilizar.

O nosso produto

2. Organize despensa, armários e frigorífico
Coloque sempre nos locais mais próximos e visíveis os alimentos cujo prazo de validade termina mais cedo. É também importante que faça arrumações aos locais onde guarda alimentos periodicamente. Assim terá uma maior noção dos alimentos que tem em casa e uma poderá fazer uma melhor gestão dos mesmos.

3. Verifique o prazo de validade dos alimentos no momento da compra
Dê sempre preferência aos alimentos com maior prazo de validade a partir do momento da compra. Desse modo, mais dificilmente o prazo irá terminar sem que os tenha consumido. A mesma regra pode ser aplicada a frutas ou vegetais: prefira os que estão em estado de maturação inicial pois isso significa que vão aguentar em casa por mais tempo.

4. Acondicione os alimentos corretamente
Acondicionar os alimentos corretamente é um passo fundamental para que os mesmos se mantenham em boas condições por maiores períodos de tempo. Por isso, tenha sempre em casa acessórios e utensílios que o ajudem nesta tarefa: frascos e sacos herméticos, papel de alumínio ou filme são alguns dos essenciais a ter por perto na hora de conservar alimentos.

5. Pese os alimentos no momento da confeção
Se tem dificuldades em chegar às doses corretas para as refeições da sua família e acaba sempre por fazer comida em excesso, experimente pesar ou medir as quantidades dos ingredientes que necessita. 

6. Aproveite as sobras
São muitas as receitas de aproveitamento a que pode recorrer de forma a evitar o desperdício das suas sobras ou alimentos. Use o pão “velho” para torradas, pão ralado ou receitas específicas, faça sumos naturais com frutas maduras ou desfie sobras de carne para sandes e saladas. São muitas as possibilidades!

7. Congele
De alimentos por cozinhar a alimentos já cozinhados, a grande maioria é passível de ser congelada. Se este é um tema que não domina, leia sobre o assunto e descubra qual a melhor forma de congelar cada tipo de alimento. Comece a pôr conhecimentos em prática e vai perceber como congelar pode fazer uma grande diferença naquilo que desperdiça em sua casa. 

8. Evite compras por impulso
Comprar coisas que não costuma utilizar ou de que não precisa realmente é, muitas vezes, sinónimo de desperdício. Dê uso à primeira dica deste artigo e compre apenas o que está identificado na sua lista. O planeta agradece… e a sua carteira também!