Blog

Truques para cuidar da roupa na mudança de estação

Com o fim do verão chega também o tempo mais frio e aquela altura do ano em que trocamos as roupas frescas pelos tecidos mais quentes.

A pensar nisso e no cuidado com as roupas que vão ficar guardadas até ao próximo ano mas também naquelas que vão voltar a ser usadas, trazemos algumas dicas que serão certamente úteis nesta fase de transição.

1. Troque as roupas de verão pelas roupas quentes

Retire as roupas que estavam guardadas das caixas e armários onde passaram os últimos meses. Aproveite este momento para fazer uma separação por tipos de peças e perceber o que vai voltar a uso ou o que já não vai querer. Faça uma lista de itens que poderá precisar de comprar e dê um bom destino ao que não irá usar mais.

5510FL FERRO COM CALDEIRA

2. Trate das roupas (a guardar e a usar novamente)
Este é um passo essencial, tanto para as roupas que irão ser guardadas como para as que vai voltar a vestir. Coloque para arejar peças que estiveram fechadas em armários por vários meses (caso dos casacos quentes de inverno, por exemplo), lave as que estiverem com algum tipo de cheiro menos agradável.

Repita o processo para as roupas de verão e certifique-se de que tudo é guardado em perfeitas condições. Tire algum tempo para lavar e passar tudo a ferro

3. Organizar, organizar, organizar
Ainda que seja um processo almo moroso e não muito divertido, experimente organizar todas as peças que irá guardar durante o inverno. Um bom truque é organizar tudo por tipologia de peças. Assim será muito mais fácil localizar certas roupas quando as quiser usar novamente.

4. Limpe gavetas e armários
Aproveite aquele intervalo de tempo em que as roupas estão a lavar, secar ou arejar e limpe gavetas e armários. Aspire qualquer tipo de pó que se possa ter acumulado e termine com um pano humedecido em água e um detergente suave e com aroma que goste. Deixe secar muito bem antes de voltar a guardar qualquer peça.

5. Alguns cuidados adicionais
Evite maus cheiros ou algum tipo de “surpresa” menos agradável na hora de voltar a colocar em uso as roupas frescas que está a guardar. Invista em saquinhos de cheiro próprios para tecidos. Pode escolher os que têm propriedades anti bolor ou anti traça, dependendo da zona e armários onde tudo ficará armazenado.