Blog

Plantas dentro de casa. Sim ou não?

As plantas tomaram de assalto o interior das casas e são uma tendência cada vez maior. Além de representarem um complemento perfeito à decoração (em alguns casos são mesmo o elemento de maior destaque), a sua presença traz uma série de outros benefícios.

Curioso? Confira a nossa lista abaixo e crie o seu próprio “jardim interior”!

 

1. Purificam o ar
Está comprovado cientificamente que as plantas têm a capacidade de purificar o ar: além de transformarem o dióxido de carbono em oxigénio, elas eliminam a poluição do interior das casas. Estas propriedades são mais evidentes no inverno, altura em que as janelas estão fechadas por maiores períodos de tempo e em que se dá uma maior acumulação de gases.

Aspirador 1676FL

2. Inspiram a criatividade
Por tornarem os espaços mais bonitos e aconchegantes, as plantas têm a capacidade, entre outras coisas, de inspirarem e potenciarem a criatividade. Segundo alguns especialistas, folhas verdes e coloridas, inspiram e energizam o ambiente e quem as rodeia. 

3. Ajudam a relaxar
Algumas cores em particular, caso do roxo, têm a capacidade de reduzir a quantidade de adrenalina presente no organismo. Com isto, são maiores os níveis de energia assim como a quantidade de oxigénio que chega ao cérebro, fatores que contribuem para um maior relaxamento. 

4. Reduzem as alergias
Além de purificarem o ar, algumas plantas têm também a capacidade de absorver partículas alergénicas presentes nas habitações. É o caso dos clorofitos que, quando presentes no interior das casas, eliminam toxinas e reduzem as alergias. Potencie ainda mais a qualidade do ambiente através de alguns cuidados adicionais como manter as superfícies limpas ou arejar tapetes e roupas de cama. 

5. Potenciam a concentração
Alguns estudos comprovaram que, na presença de plantas, a capacidade de concentração das pessoas é bastante maior. Se trabalha ou estuda a partir de casa, rodear-se de plantas poderá, assim, ser um bom truque para estar mais focado.