Blog

6 dicas para cuidar da casa depois do verão

Setembro é sinónimo de regresso ao trabalho e às rotinas quotidianas. É tempo de balanço e recomeço e nada melhor do que voltar aos hábitos de sempre com tudo fresco e organizado. E porque a organização da casa é um dos passos essenciais para um regresso com pé direito, hoje trazemos-lhe 6 dicas para cuidar do seu espaço depois das férias de verão.

1. Mantenha as janelas abertas e deixe a casa arejar
Este é um dos primeiros passos para deixar a casa com um toque mais leve. No regresso das férias e enquanto coloca tudo em ordem, aproveite para manter as janelas abertas durante longos períodos de tempo. Além de eliminar possíveis cheiros, potencia a renovação do ar e torna o ambiente mais saudável.

Aspirador 1676FL
1676FL

2. Lave roupas, tapetes e cortinas
Mês de sol e temperaturas amenas, setembro é perfeito para lavar e arejar roupas e outros têxteis de casa. Refresque tapetes e cortinas, edredões ou almofadas. Quando devolver tudo aos respetivos lugares, vai sentir o ambiente mais fresco e com aquele cheirinho a lavado que sabe tão bem!

3. Organize compartimentos e armários
Com a casa aberta e mais despida de têxteis, aproveite para fazer aquelas arrumações que anda a adiar há meses: dê uma nova vida à bancada da cozinha reorganizando acessórios e utensílios, aproveite para limpar o frigorífico ou para pôr em ordem gavetas e armários.

4. Faça uma limpeza mais profunda
Ainda que a casa seja limpa todas as semanas, é certo que por vezes essas limpezas acabam por ser mais superficiais do que gostaríamos. Regressado de férias e com energias reforçadas, estará disponível para uma limpeza mais profunda.
Comece pelas paredes, vidros e outras áreas ou objetos de difícil acesso. Limpe o pó ou outro tipo de sujidade, privilegiando os acessórios e detergentes mais adequados para cada superfície e resultado pretendido. 
De seguida, aspire o chão, por exemplo, com o aspirador 1676FL da FLAMA: com uma potência de sucção de 205W, escova para parquet ou extremidade telescópica, é o aliado perfeito para uma limpeza em profundidade. Desta forma, estará a eliminar pó e outras impurezas e a contribuir para um ambiente saudável e aconchegante. Termine a tarefa com um pano ou esfregona humedecidos em água e detergente apropriado.

5. Realize pequenos arranjos 
Depois de tudo limpo e arrumado, dedique-se a pequenos arranjos que possam ser necessários. Aproveite para envernizar madeiras queimadas pelo sol ou metais enferrujados. Vai ver que estas pequenas reparações conferem à casa um ar muito mais cuidado!

6. Dê atenção às suas plantas
No regresso das férias é importante dar atenção às plantas que temos por casa. Tente perceber se é necessário regar, aplicar fertilizante ou mesmo mudá-las para um local com mais ou menos exposição solar. Aproveite, ainda, para retirar as folhas secas ou mudar de vaso as plantas que precisem de mais espaço para crescer. Elas agradecem!