Blog

5 dicas para manter a cozinha organizada

Mais do que uma questão estética, a organização da cozinha é essencial para facilitar as tarefas do dia-a-dia. E se pudermos juntar organização e decoração no mesmo espaço, tanto melhor!

Confira as nossas dicas e coloque-as em prática lá por casa. Estamos certos de que vão ser um sucesso.

1.  Antes da organização vem a limpeza

Comece por retirar tudo dos armários. Com as gavetas e prateleiras livres de utensílios será mais fácil limpar as mesmas, eliminando algum pó ou migalhas que se vão acumulando ao longo do tempo. Isto permitirá, também, ter uma noção de tudo o que tem guardado e selecionar o que já não usa ou o que usa menos. Esta seleção será essencial para levar a cabo a dica seguinte.

Mantenha a cozinha arrumada

2.  Organize gavetas e prateleiras
Terminada a tarefa anterior, pode devolver tudo aos devidos lugares. Arrume na despensa ou ofereça os utensílios que não usa ou que usa pouco e coloque nas gavetas e prateleiras de mais difícil acesso os acessórios que utiliza pontualmente. Nos espaços mais acessíveis deverá guardar tudo o que usa numa base diária.

Em cima da banca ou em prateleiras abertas pode também deixar aqueles acessórios mais pequenos e elementares que convém ter sempre à mão.

3. Use caixas e etiquetas
Recorrer a caixas ou a etiquetas permite ter os seus utensílios mais arrumados dentro das gavetas ou encontrar pequenos acessórios de forma mais rápida e eficaz. E tão importante como pôr esta dica em prática é não esquecer onde definimos arrumar o quê!

4. O frigorífico também conta
Manter o frigorífico limpo e arrumado é fundamental para ter a cozinha organizada e para tornar mais fácil a preparação de refeições. Entre outras coisas, tenha o cuidado de, a cada ida às compras, arrumar os alimentos mais frescos nas áreas menos acessíveis do frigorífico e colocar nas áreas mais visíveis todos os produtos cuja validade é mais curta.

Certifique-se também que organiza os alimentos por categorias e que verifica periodicamente todo o conteúdo do frigorífico. Dessa forma, controla os produtos que possam estar a estragar-se e evita fazer compras desnecessárias (se se preocupa com o desperdício alimentar, leia o nosso artigo sobre o tema).

5. Mantenha chão e banca limpos
São pequenos gestos que podem fazer a diferença no que toca à arrumação da cozinha (e da casa, em geral). Experimente guardar todos os alimentos ou utensílios logo após a sua utilização, limpar a banca com um detergente adequado sempre que termina a preparação de refeições e aspirar o chão com regularidade ao longo da semana.

Com estes cuidados, perceberá que o espaço mantém um aspeto muito mais fresco e limpo e sem o esforço habitual das grandes limpezas semanais.